terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rancor?

Esses dias uma pessoa me procurou para pedir desculpas pelo que havia feito comigo há alguns anos. Ele foi alguém que fez parte da minha vida de forma mediana… Trabalhamos juntos e tivemos um envolvimento superficial. Era até bacana, porque ele é o tipo de cara divertido… Mas, o fim foi complicado, porque envolveu muito mais que nossa superficialidade.
Apesar de saber que o mundo dá voltas, não acho que seja este o caso. Acredito, sim, que por mais mau carater que alguem possa ser, existem os que têm consciência dos estragos que conseguiram fazer, e que de alguma forma precisam acreditar que são pessoas que ainda tem dignidade e humildade para reconhecer um erro.
Consciência é algo que dificilmente se tem, mas quando ela aparece, não deixa ninguem dormir.

Em todo caso, não fiquei "a vontade". Eu não sei perdoar. As pessoas não erram sem querer. A gente só erra sem querer quando quer acertar. Quando alguém diz que o que fez com voce foi sem querer, que fez escondido para não te magoar, ela fez por querer, sim! Porque ela SABE que aquilo te magoa. Te poupar não é merito algum. Ela só está fazendo algo que não tem coragem de fazer olhando para sua cara. Então a gente perdoa exatamente o que?
Eu já errei querendo acertar e já errei sabendo do meu erro. Este não me deixou dormir durante muito tempo…só consegui depois que pedi desculpas por ter sido tão egoista.
Não acho que ele seja uma pessoa boa ou que não seja capaz de fazer tudo de novo, mas nunca ninguem me pediu desculpas com tanto coração.
Não sei se perdoei. Dizem que quando a gente perdoa de verdade a gente esquece. Mesmo? Acho que esquecer eu não vou. Não, não vou. Contudo, hoje fico feliz que ele tenha reconhecido.
Pois eu realmente acredito que desculpas, definitivamente, aliviam – e cicatrizam – o coração.

Nenhum comentário: